Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

Confira 5 dicas para planejar a sua aposentadoria

Quando a gente é jovem, falar em aposentadoria parece algo tão distante que nem costumamos perder tempo com esse assunto. Porém, é justamente nessa fase que devemos começar a nos preparar financeiramente para a hora de parar de trabalhar.

Considerando que a expectativa de vida do brasileiro está cada vez mais alta (72 anos e 5 meses para os homens e 79 anos e 4 meses para as mulheres, segundo levantamento do IBGE de 2018) e que ainda vamos viver muito (ao que tudo indica), planejar a aposentadoria é fundamental. Assim, é preciso nos programarmos para termos um futuro mais tranquilo e livre de turbulências que nos preocupam e prejudicam a nossa saúde.

Mas como posso organizar minha renda para poder desfrutar a aposentadoria de um jeito mais confortável? Nós separamos algumas dicas para ajudar você a se preparar financeiramente para curtir esse momento sem precisar fazer grandes investimentos ou mudar absurdamente o seu estilo de vida atual.

Se você se organizar desde cedo, vai incorporar essas atitudes no seu dia a dia naturalmente e sem pesar no bolso.

Estime o padrão de gastos na aposentadoria

Você já participou daquelas dinâmicas que perguntam: “como você se vê profissionalmente daqui 5 anos?”. A ideia aqui é parecida, com a diferença de que você terá que enxergar um pouco mais longe: “como você se vê daqui 10, 20 ou 30 anos?”.

Algumas perguntas que você pode fazer para si mesmo são:

  • Quero mudar de cidade?
  • Prefiro morar no campo ou na cidade?
  • Quantas viagens desejo fazer por ano?

Esse exercício é muito importante para que você tente imaginar o padrão de vida que deseja ter e definir qual é a melhor forma de começar a poupar. Lembre-se que outras situações que não podem ser previstas com tanta antecedência também irão influenciar as suas futuras finanças pessoais, como o gasto que você terá com remédios e tratamentos de saúde. Mais um motivo para você começar a guardar dinheiro desde já, não é mesmo?

Escolha a melhor forma de poupar

A esta altura do texto, você pode estar pensando: como vou conseguir poupar se meu salário não é alto e sobra tão pouco no fim do mês?

Por isso, a regra de ouro é: comece a poupar desde cedo. Se você começar a economizar aos 25 anos, por exemplo, organize-se para guardar 10% da renda e vá subindo conforme a idade, até chegar aproximadamente a 50% da renda aos 50 anos.

Se isso não for possível, elimine ao máximo todos os gastos que forem supérfluos para adequar a sua realidade financeira à sua necessidade de economizar. Além disso, tenha controle sobre suas receitas e despesas e mantenha o hábito de pagar todas as suas contas assim que receber o salário, evitando dívidas.

Avalie quais serão suas fontes de receita

Você pretende guardar seu dinheiro na poupança ou fazer um investimento? Continuará trabalhando depois que se aposentar? Pensa em colocar alguma sala comercial ou imóvel para locação?

Analisar tudo isso é importante para você saber se deverá contar com alguma receita extra no futuro além da Previdência Social, já que ela irá responder por, no máximo, 20% da sua renda.

Considere, também, a possibilidade de investir em previdência privada. Para isso, informe-se bastante sobre a empresa e o plano que pretende contratar, para escolher a opção que atende melhor às suas necessidades.

E já que estamos falando desse assunto, o curso a distância “Entenda a Previdência”, oferecido pelo PROGRID EaD, pode ajudar você a entender melhor os planos de previdência existentes e como se planejar para o futuro. Confira!

Poupe seus recursos com regularidade

A palavra-chave aqui é disciplina. Afinal, de nada adianta você poupar por um mês pensando na aposentadoria e se esquecer de fazer isso no próximo. Ou utilizar o dinheiro que você estava guardando para se aposentar para outras finalidades, como comprar um carro novo ou trocar de casa, por exemplo.

O mesmo vale para as suas contribuições ao INSS. Mesmo que você esteja trabalhando sem carteira assinada, é muito importante você continuar contribuindo, evitando atraso na sua aposentadoria.

Se você tem alguma dúvida de como se tornar um contribuinte individual, informe-se como realizar esse procedimento numa agência da Previdência Social mais perto de você ou diretamente com o seu contador.

Reveja periodicamente a sua estratégia

Avalie periodicamente seu projeto, considerando questões como: estou alcançando minhas metas? Tenho novos planos para a minha aposentadoria? Preciso mudar alguma coisa?

Fazendo essas reflexões, você pode adequar sua situação atual ao seu projeto de vida do futuro, direcionando seus esforços para garantir a sua qualidade de vida ao envelhecer.

Gostou das nossas dicas para ajudar você a planejar a sua aposentadoria? Então compartilhe com seus amigos e conhecidos para que eles também possam se organizar para ter um futuro mais tranquilo e confortável.

E lembre-se: a Credifoz sempre tem uma solução financeira que contribui para você realizar seus sonhos e ter um amanhã repleto de conquistas. Por isso, venha conversar com a gente sempre que quiser!

Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740

Ouvidoria 0800 644 1100
Atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar:
logo-edge.png logo-chrome.png logo-firefox.png logo-opera.png