Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

Como vivenciar o cooperativismo no dia a dia

Muitas pessoas já perceberam que o cooperativismo é a solução para vários problemas enfrentados na sociedade. E, com o passar do tempo, o modelo de vida baseado no individualismo está dando lugar a um novo tipo de cultura: a da cooperação, que é justamente o que norteia o movimento cooperativista.

Você pode até estar pensando: então, quem não faz parte de uma Cooperativa não está contribuindo para mudar a sociedade? Nada disso! Ser um cooperado é uma forma de colaborar – e muito – para o desenvolvimento da comunidade, já que os recursos são investidos na área em que a instituição atua, contribuindo para o crescimento local, mas essa não é a única maneira de tornar o mundo mais justo e sustentável.

Isso porque a cultura da cooperação está presente nas pequenas atitudes do dia a dia que, somadas, tornam muito melhor a vida de quem está ao nosso redor. A seguir, confira algumas ações simples que podemos adotar na nossa rotina e veja como os benefícios gerados impactam muito além dos nossos relacionamentos interpessoais.

 

Em casa

– Divida as tarefas domésticas com o seu parceiro ou parceira. Assim, ninguém fica sobrecarregado e ainda fica mais fácil de vocês se organizarem para realizarem alguma atividade que gostem.

– Ajude seu filho com a lição de casa. Além de conseguir acompanhar melhor o desempenho dele na escola, essa atitude reforça o relacionamento entre vocês e ainda ensina à criança valores e qualidades importantes para a vida, como dedicação, senso crítico, paciência, entre outros.

– Fique atento ao desperdício. Evite o consumo desnecessário de água e energia elétrica e procure conversar com seus familiares sobre o assunto sempre que possível. Utilizando os recursos naturais com consciência, você colabora para a qualidade de vida de todos, ajuda a preservar o meio ambiente e, de quebra, ainda ganha uma “folga” no orçamento.

 

No trabalho

– Seja solícito com seus colegas, oferecendo ajuda quando alguém demonstrar dificuldade em executar alguma tarefa. Essa iniciativa melhora o ambiente de trabalho e, consequentemente, a produtividade da equipe, os resultados da empresa e a geração de renda na sua comunidade.

– Seja proativo. Se tiver alguma ideia que contribua para a redução de recursos ou que torne o trabalho mais ágil, compartilhe-a com seus colegas e superiores. Às vezes, as melhores ideias são as mais simples, mas que ninguém tinha pensado antes.

 

Na escola/na faculdade

– Seja prestativo com seus colegas. Assim como no trabalho, é importante colaborar com alguém que esteja com dificuldade de acompanhar alguma disciplina. Lembre-se: amanhã, você também poderá precisar de ajuda.

– Seja responsável. Quando fizer trabalhos em grupo, faça sua parte com comprometimento e entregue no prazo combinado. Afinal, é injusto outras pessoas serem prejudicadas ou ficarem sobrecarregadas por um erro seu.

– Valorize seu professor. Trate-o com respeito, faça as tarefas que forem solicitadas e converse com ele se não conseguir entender algum assunto. Tenha em mente que o trabalho do educador é lecionar, mas o esforço para aprender o tema discutido em sala de aula deve partir de você.

 

Na sua comunidade

– Cuide do seu lixo. Ao separar os resíduos recicláveis dos não recicláveis, você contribui com a sustentabilidade e a geração de renda de muitas famílias que dependem da venda desse tipo de material.

– Respeite as regras de trânsito. É claro que a maioria das pessoas não tem intenção de desrespeitar ninguém, mas às vezes fazemos isso por pura falta de atenção. Por isso, quando estiver dirigindo seu veículo ou mesmo caminhando, fique atento à sinalização e pratique a direção defensiva para garantir a sua segurança e a dos outros.

– Faça um trabalho voluntário. Doe um pouco do seu tempo ou dinheiro e colabore com uma causa, independentemente da área de atuação. Ser solidário não faz bem só para quem é beneficiado, pois quem ajuda também se sente mais realizado.

 

Existem muitas outras formas de tornar a sua rotina mais colaborativa, basta estar aberto à essa postura.

Se você já adota a cultura da colaboração no seu dia a dia, parabéns! Mas, se acredita que ainda pode se esforçar um pouco mais para gerar impactos positivos ao seu redor, nunca é tarde para começar!

Aproveite e saiba mais sobre o cooperativismo e como participar de uma Cooperativa de Crédito pode ajudar você e muitas outras pessoas a terem uma vida melhor.

Palavras-chave
cooperativismo
Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740

Ouvidoria 0800 644 1100
Atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar:
logo-edge.png logo-chrome.png logo-firefox.png logo-opera.png