Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

Como educar as crianças para o cooperativismo

É durante a infância que o ser humano aprende valores importantes para a vida, como respeito, ajuda mútua e solidariedade. Por isso, essa fase também é propícia para ensinar sobre a importância do cooperativismo, movimento baseado na colaboração para tornar o mundo mais justo, inclusivo e fraterno.

Estimular a criança a viver de forma colaborativa não é difícil. Confira alguns exemplos de atitudes simples que os pequenos podem adotar no dia a dia para ajudar a fazer a diferença na sociedade.

 

Peça para a criança separar brinquedos que não utiliza mais para doação

Periodicamente, doe objetos e roupas que você não usa mais e estimule seu filho a fazer o mesmo com os brinquedos – afinal, a criança aprende pelo exemplo. Também é importante explicar por que essa atitude é importante. Esclareça que todos têm direitos iguais, mas que, infelizmente, algumas pessoas têm menos oportunidades que outras e que cada um de nós precisa fazer sua parte para construir uma sociedade mais igualitária.

 

Ensine a importância de emprestar as coisas para os amigos

Emprestar é a grande essência da economia colaborativa, tendência que vem se espalhando em todo o mundo. Em vez de comprar coisas que o seu filho pouco usará, que tal ele pedir emprestado? Se ele tem um lápis sobrando, ensine-o a emprestar para o colega que esqueceu o estojo em casa. Assim, contribuímos para reduzir a quantidade de lixo – gerado em grande parte pelo descarte de produtos sem utilidade – e colaboramos diretamente com a preservação do meio ambiente.

 

Oriente a criança a ajudar um colega com a lição de casa

Todos nós temos dificuldades e habilidades diferentes. Hoje, é o colega de classe que precisa de uma “forcinha” para aprender matemática. Amanhã, pode ser o seu filho que precisará de um reforço no português. Colaborar é uma ação que deve estar presente durante toda a vida do seu filho e ele deve aprender logo cedo que é preciso estar disposto a buscar, sempre, a melhor solução para os problemas que surgirem pelo caminho.

 

Ajude a criança a construir os próprios brinquedos

Você sabia que essa iniciativa pode tornar a criança mais criativa? Essa experiência também traz inúmeros outros benefícios, que impactam positivamente não só na convivência familiar, mas em toda a sociedade. Ao passarem mais tempo juntos, você e seu filho criam um vínculo emocional mais forte, que poderá refletir em bons relacionamentos no futuro. Esse comportamento também ensina a criança a preservar o meio ambiente, pois ela reutilizará materiais recicláveis que provavelmente iriam para o lixo.

 

Incentive a colaboração nas tarefas domésticas

Mesmo com pouca idade, a criança já possui capacidade motora suficiente para desempenhar uma série de atividades. Aos dois anos, por exemplo, ela pode começar a organizar os próprios brinquedos com a ajuda de um adulto. Participar dessa dinâmica familiar é importante porque, assim, o pequeno percebe como as atividades feitas pelos pais são difíceis, valorizando mais esses momentos, e ainda estimula a própria proatividade.

 

Estimule a prática esportiva

Ao praticar esportes, a criança aprende de forma natural a viver em grupo, compreender as dificuldades de cada um e a entender que ganhar e perder faz parte da vida. Além disso, é uma forma bastante eficaz de a criança desenvolver o espírito de liderança, importante para que tome boas decisões durante toda a vida, e, também, entender a importância de cuidar da própria saúde.

 

Eduque a criança para ser gentil com todos

A gentileza deve nortear a vida em sociedade e ser colocada em prática em todo lugar, independentemente da idade. A criança pode fazer isso de inúmeras formas: perguntando a alguém se precisa de ajuda, cumprimentando o vizinho, cedendo o lugar no ônibus a uma pessoa mais velha, ouvindo o que um idoso tem a dizer, respeitando a opinião dos coleguinhas, entre diversas outras atitudes. E o melhor de tudo: ser gentil gera sensação de bem-estar e torna o dia mais feliz.

 

Existem muitas outras formas de ensinar uma criança a ser um bom cidadão e espalhar os valores que norteiam o cooperativismo: ajuda mútua e responsabilidade, igualdade, solidariedade, transparência, democracia, equidade, honestidade e responsabilidade social. Procure praticar essas dicas diariamente no convívio com o seu filho e lembre-se sempre: seja um exemplo e ajude a fazer a diferença que você quer ver no mundo!

Palavras-chave
cooperativismo Educação
Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740

Ouvidoria 0800 644 1100
Atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar:
logo-edge.png logo-chrome.png logo-firefox.png logo-opera.png