Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

Como adotar a economia colaborativa no seu dia a dia

Nos últimos anos, uma nova forma de consumo tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro: a economia colaborativa. Baseada no compartilhamento de produtos e serviços em vez da compra, esse modelo tem grande afinidade com o cooperativismo, que visa gerar crescimento mútuo por meio da colaboração e a realização de objetivos comuns, com foco nas pessoas, e não no lucro.

 

Vantagens da economia colaborativa

Assim como o movimento cooperativista, a economia colaborativa é uma tendência que traz benefícios diretos para seus adeptos e, também, para o planeta. Um deles é a maior independência financeira, visto que evita o desperdício de recursos com a compra de produtos e serviços desnecessários, que podem, muito bem, ser emprestados. Afinal, quem nunca comprou algo com pouca utilidade ou mesmo que nunca usou?

A outra grande vantagem é a preservação do planeta, a partir de atitudes mais sustentáveis. Um dos grandes desafios da humanidade hoje é dar o destino correto para 30 bilhões de toneladas de lixo geradas anualmente. Esse problema mundial só será minimizado se revermos urgentemente os nossos hábitos de consumo.

 

Como adotar a economia colaborativa

Mas e como você pode fazer parte da economia colaborativa? Confira algumas atitudes simples que podem ser adotadas no dia a dia para reduzir o consumo excessivo e o descarte desenfreado, e que certamente farão a diferença no seu bolso:

 

Peça emprestados objetos com pouco uso

Com que frequência você corta a grama de casa ou usa a furadeira? Se essas atividades forem realizadas com pouca frequência, vale mais a pena pedir o equipamento emprestado para um vizinho ou conhecido. Precisa de um vestido para um evento de gala? Que tal ver se as amigas possuem uma peça disponível no guarda-roupa antes de ir às compras?

 

Pratique a carona solidária

Pode reparar: a maioria dos automóveis que estão nas ruas têm apenas um ocupante. Que tal organizar um grupo de carona solidária com seus colegas de trabalho? Dessa forma, você ajuda a melhorar o trânsito e a diminuir a poluição.

 

Utilize o transporte alternativo

Antes de comprar um carro ou uma moto, avalie se esse investimento vale mesmo a pena. Além do transporte público, hoje em dia contamos com diversos aplicativos de transporte compartilhado – um novo modelo de negócio que surgiu graças à popularização do conceito de economia colaborativa.

 

Busque novas formas de hospedagem

Se for passar uns dias fora, que tal se hospedar em uma casa de família? Dessa forma, você ajuda o dono do imóvel a ter mais independência financeira e, dependendo do caso, ainda paga diárias mais baratas do que as cobradas nos hotéis tradicionais. Existem sites especializados em serviços de acomodações alternativas, basta avaliar as opções e escolher a que mais se encaixa com as suas necessidades.

 

Doe o que você não usa mais

Doe os objetos que você não usa mais, pois eles podem ser muito úteis para outras pessoas. Isso não inclui só brinquedos e roupas, mas também móveis e eletroeletrônicos, que podem ser depositados em pontos específicos de sua cidade e, posteriormente, doados para famílias que precisam ou cooperativas de reciclagem.

 

Faça parte de projetos colaborativos

As plataformas online são uma forma bastante prática de participar de projetos sociais e colaborar com uma causa com a qual você se identifica. Você pode contribuir doando dinheiro ou mesmo organizando grupos de voluntários para promover alguma ação na sua comunidade. Ser solidário é importante em qualquer situação, tanto no mundo real quanto no virtual.

 

Viu só como é fácil? A colaboração é feita de pequenas atitudes que, somadas, fazem uma grande diferença do mundo.

 

Aproveite essas dicas e saiba também como as cooperativas de crédito podem ajudar a construir uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva.

Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740

Ouvidoria 0800 644 1100
Atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar:
logo-edge.png logo-chrome.png logo-firefox.png logo-opera.png