Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

Phishing: entenda o que é esse golpe e como se proteger

Em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado, é natural ter dúvidas sobre quais informações são verdadeiras ou não. Pensando nisso, a gente quer garantir que você saiba identificar e se proteger contra possíveis ameaças e riscos – especialmente quando o assunto é o seu dinheiro.

Um dos golpes mais comuns atualmente é o phishing. Originado do inglês, o termo faz alusão à palavra fishing (pescaria), e consiste em jogar “iscas” para roubar informações.

Como funciona

Por e-mail, SMS ou link divulgado nas redes sociais, o golpista direciona a vítima para uma página projetada para coletar dados, geralmente com a mesma identidade visual da conta online ou aplicativo da Cooperativa. A ação também ocorre via WhatsApp, no qual o criminoso se passa por um colaborador, em muitos casos usando nome e foto falsos.

Nesta página podem ser solicitados dados como o número da conta, senha e números de cartões de crédito. Com as informações repassadas pela vítima, o golpista consegue criar contas em nome de terceiros, transferir dinheiro para outra conta e, inclusive, vender os dados para que outros criminosos possam usá-los em seus ataques.

Dicas para se proteger

Existem alguns cuidados que podem ser tomados para que você não caia em um golpe de phishing. Um deles é não clicar em links enviados por destinatários de e-mail desconhecidos. A mesma regra vale para perfis e anúncios de redes sociais que não sejam oficiais da Cooperativa.

Também fique atento a mensagens de WhatsApp e ligações telefônicas pedindo para que você faça atualizações cadastrais, troque sua senha ou faça um Pix como forma de “teste” – lembre-se de que a Cooperativa não tem essas práticas. Na dúvida, não repasse informações confidenciais.

Recebeu uma mensagem ou ligação suspeita, um link que não parece confiável ou tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com o seu Posto de Atendimento, mande um e-mail para notifique@ailos.coop.br ou fale com o SAC pelo número 0800 647 2200 ou chat na Conta Online. Juntos, garantimos a sua segurança e bem-estar durante o ano todo. 😊

 

 

Palavras-chave
Segurança
Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740

Ouvidoria 0800 644 1100
Atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar:
logo-edge.png logo-chrome.png logo-firefox.png logo-opera.png